Profissionais e até executivos sofrem na hora de escrever

7 de maio de 20151

As dificuldades com a escrita parecem cada vez mais evidentes, inclusive no meio corporativo. Profissionais de todos os níveis sofrem para elaborar propostas comerciais, relatórios e até simples e-mails.

Prova disso é o resultado de uma pesquisa feita recentemente pela RZT Comunicação: 84% das pessoas admitiram ter esse problema e reconheceram a necessidade de aprimoramento.

[av_button label=’Conheça o curso de “Escrita” da RZT Comunicação!’ link=’manually,http://www.rztcomunicacao.com.br/cursos/escrita/’ link_target=’_blank’ size=’large’ position=’center’ icon_select=’yes’ icon=’ue8c9′ font=’entypo-fontello’ color=’theme-color’ custom_bg=’#444444′ custom_font=’#ffffff’]

Participaram do levantamento profissionais das áreas de Comércio Exterior, Comunicação, Consultoria Empresarial, Educação, Finanças, Gestão, Palestras, Recursos Humanos, Saúde e Tecnologia da Informação.

“A maioria apontou a dificuldade geral de escrever, de colocar as ideias no papel. Outros identificaram problemas como falta de clareza e objetividade”, afirma Almir Rizzatto, diretor da RZT Comunicação.

A insegurança é tanta que, quando questionados se tinham interesse em escrever um livro, 88% disseram que sim, mas só se contassem com ajuda de um profissional.

De acordo com Rizzatto, que ministra cursos de escrita e criou um treinamento online, o problema atinge profissionais, inclusive os que ocupam cargos de chefia, liderança e diretoria. “Já vi executivos com enorme dificuldade, tanto na estruturação do texto quanto com a própria Língua Portuguesa.”

Prejuízo para todos os lados

A deficiência em comunicação gera danos tanto para empresas quanto para empregados. Uma pesquisa feita pelo Project Management Institute Brasil (PMI), com 300 companhias nacionais e multinacionais, mostrou que em 76% das organizações os projetos não dão certo porque os funcionários não sabem escrever nem falar bem.

“E profissionais com essa dificuldade, obviamente, têm menos chances de serem contratados e promovidos. Ser um bom comunicador é fundamental para ter uma carreira de sucesso, até porque nos comunicamos o tempo todo, seja internamente, com clientes ou nas redes sociais”, lembra Almir Rizzatto.

by Almir Rizzatto

Almir Rizzatto é jornalista, fundador da RZT Comunicação, especialista em Marketing Digital e instrutor do curso "Marketing Digital para jornalistas".

One comment

  • ue

    25 de julho de 2017 at 18:04

    Almir, as pessoas que têm dificuldades de escrever são pessoas que tiveram pouco gosto pela leitura. E quando lendo,se deparam com uma palavra desconhecida, não marcavam para serem pesquisadas no dicionário.Dessa forma a frase ficava sem muito sentido e o leitor não maximizava o seu tempo na leitura.. No meu caso, gosto muito de escrever e acabei sendo autor de um dicionário A Origem das palavras, com 700 verbetes em 700 páginas. De segunda a sexta-feira eu escrevo uma postagem no LinkedIn. E nunca deixo uma palavra passar em branco em relação ao seu sentido. Espero que essa sua postagem acorde o vontade de escrever em algum leitor. Mesmo fazendo esteira (em casa) por 20 minutos eu tenho várias páginas com pequenos resumos que vou lendo e relendo para fixa na memória. Nosso cérebro é como um músculo, precisa de exercício para ficar em forma. Abraços.

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

RZTComunicação
Invista no futuro da sua empresa. Comunicação é investimento!
LOCALIZAÇÃOOnde nos encontrar?
http://www.rztcomunicacao.com.br/wp-content/uploads/2019/04/img-footer-map.png
CONECTE-SEParticipe da nossa rede
Conecte-se e acompanhe de perto nossas atividades e novidades.
RZTComunicação
Invista no futuro da sua empresa. Comunicação é investimento!
LOCALIZAÇÃOOnde nos encontrar?
http://www.rztcomunicacao.com.br/wp-content/uploads/2019/04/img-footer-map.png
CONECTE-SEParticipe da nossa rede
Conecte-se e acompanhe de perto nossas atividades e novidades.