RZT Comunicação

Álvaro Modernell dá dicas de como resolver divergências financeiras entre casais

Releases / Mais Ativos

O que fazer quando, num casal, um tem o perfil gastador e, o outro, mais poupador? É melhor tem conta conjunta ou independente? Como evitar que desavenças sobre dinheiro não minem um relacionamento? Dúvidas como essas são comuns, de acordo com o educador financeiro Álvaro Modernell, sócio-fundador da Mais Ativos. Mas há solução.

“Com respeito às diferenças, diálogo, companheirismo e flexibilidade de ambas as partes, é possível evitar um problema maior, como uma separação por causa de dinheiro. Como em quase todas as esferas do relacionamento, também nas finanças muitas vezes é preciso que cada um ceda um pouco”, afirma o especialista.

Modernell diz que os principais desentendimentos estão relacionados ao tipo de decisão e às prioridades de cada um, quando conflitam com às do parceiro. Isso ocorre mais em casais que conversam pouco, que não compartilham sonhos ou que dão pesos diferentes às coisas.

“Quando um é muito gastador e coloca o casal em situação delicada ou difícil, é natural a revolta do outro. Da mesma forma quando um é muito econômico ou previdente e o outro prefere pensar mais no presente. Neste caso, a frustração desperta naquele que preferia desfrutar mais a vida, ao invés de acumular dinheiro.”

Algumas atitudes colaboram para minimizar o problema, como planejar, definir limites, escolher uma estratégia e estabelecer metas e objetivos. “Isso evita desgastes pela discussão de cada situação do cotidiano. Com regras claras e combinadas entre os dois, tudo fica mais fácil”, completa Modernell.

Ainda segundo o educador financeiro, as divergências e até mesmo os perfis diferentes podem ser positivos. “Os desentendimentos ajudam a evitar excessos, tanto nos gastos quanto nas economias, no conservadorismo e no arrojo dos investimentos.”

Contas bancárias

Modernell afirma que, entre as muitas alternativas existentes, a que vem se mostrando mais efetiva é a do casal ter três contas: uma individual para cada um e outra conjunta. De preferência, todas no mesmo banco, para reduzir custos e facilitar a operacionalização.

“A conta conjunta deve ser alimentada por ambos, na proporção da renda de cada um. Ambos devem ter acesso, mas aquele que se mostrar mais afeto aos assuntos financeiros pode fazer a gestão”, explica.
A partir da conta conjunta, devem-se fazer os pagamentos da casa, as compras para a família, os investimentos para objetivos e os sonhos compartilhados e até mesmo a mesada dos filhos.

“Já a conta individual serve para que cada um possa manter uma certa independência com despesas pessoais e até mesmo investimentos e sonhos de consumo que não tenham a cumplicidade do parceiro. Não se trata de esconder gastos ou investimentos, mas de permitir que cada um preserve uma parte da sua individualidade.”


Sobre Álvaro Modernell

Álvaro Modernell é especialista em educação financeira, palestrante e autor de vários livros, projetos, cartilhas e artigos sobre educação financeira.

Com experiência de mais de 20 anos no Banco do Brasil, no Mercosul e nos EUA, é sócio fundador da Mais Ativos Educação Financeira e coordenador do portal www.edufinanceira.com.br, referência nacional na área.

É graduado em Administração de Empresas, possui mestrado em Finanças, MBA em Negócios Internacionais (USP) e em Gestão Financeira de empresas, além de pós-graduação em Metodologia do Ensino e em Política e Estratégia (UnB/ADESG). Tem, ainda, certificado da ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais).

Álvaro Modernell é o autor dos livros Zequinha e a porquinha Poupança (2006), O pé de meia mágico (2007), O Poço dos Desejos (2007), Paulina e o Ipê-amarelo (2007), Versinhos de Prosperidade (2008), Morango ou Chocolate (2010) e Quero ser rico (2010), além de outros materiais e cartilhas.

Sobre a Mais Ativos

A Mais Ativos Educação Financeira apresentou-se ao mercado com experiência acumulada de mais de 20 anos, decorrentes das trajetórias e conhecimentos de seus sócios e colaboradores nas áreas de finanças, educação, pedagogia, psicologia e administração, com destaque para a educação financeira.

A empresa realiza palestras, desenvolve material didático e institucional, publicações, atividades promocionais e comunitárias, oficinas, consultorias, desenvolvimento de projetos corporativos, além de outras atividades.

A Mais Ativos está preparada para desenvolver, assessorar e implementar projetos em diferentes níveis e portes. Atende empresas, instituições, escolas, cooperativas, entidades de classe, ONGs, órgãos governamentais e quaisquer organizações que queiram levar educação e orientação financeira a seus colaboradores, parceiros ou à comunidade em geral.

www.maisativos.com.br

  • Atendimento a jornalistas:

Almir Rizzatto - RZT Comunicação
Assessoria de imprensa da Mais Ativos
almir@rztcomunicacao.com.br
(11) 5051.8142

 

 

Depoimentos

O trabalho da RZT tornou-se vital para a minha carreira, pois me posicionou assertivamente na mídia, apontando-me como referência em assuntos que impulsionam os meus negócios. Em pouco tempo de parceria, a RZT já conhecia o meu trabalho, criando um alinhamento incrível com a imprensa, abrindo portas que, até então, pareciam intransponíveis. Comprometimento e resultado retratam os valores da RZT.

Alexandre Prates

O trabalho de assessoria de imprensa que a RZT Comunicação faz para a Mais Ativos Educação Financeira tem contribuído efetivamente para a abertura e aproveitamento de espaços em diversas mídias, em todo o Brasil. O atendimento é muito profissional, proativo e tempestivo. Estamos muito satisfeitos com a parceria, com os serviços prestados e com os resultados obtidos.

Álvaro Modernell, da Mais Ativos

Hoje, manter-se conectado na mídia em geral ou nas mídias sociais é uma necessidade básica de qualquer empresa. E é aí que entrou a RZT, auxiliando e, de fato, nos colocando em contato com o mundo!

Bruno Korn, do Hotel Estância Atibainha

Tive experiências negativas com outras assessorias de imprensa e a RZT Comunicação mudou a minha visão. Eles conseguem aproveitar todas as oportunidades de colocar a DQS na mídia. Trata-se de uma empresa muito eficiente e estou bastante satisfeita.

Dezée Mineiro, da DQS do Brasil

O curso Media training da RZT Comunicação reúne alguns requisitos fundamentais: é rápido sem ser omisso; é flexível, porque você marca a hora e local em que pode acompanhar o curso; tem uma apostila interessante, que engloba uma boa revisão do curso; e permite que corrijamos erros quando de uma apresentação junto à imprensa, dando dicas importantes. O Gabinete Jurídico recomenda.

Elaine Rodrigues, do Gabinete Jurídico

Nossa parceria com a RZT irá completar 1 ano e nossas expectativas com o trabalho foram superadas. Não achávamos que veríamos tanto resultado logo no primeiro ano. Aproveitamos para agradecer a Patrícia por todo empenho, disponibilidade e carinho com que trata o Hotel Atibainha.

Eliane H. Choukroun, do Hotel Atibainha

Estamos bastante satisfeitos com a forma de atuação e a produtividade de matérias que a RZT Comunicação tem nos proporcionado, ajudando a dar visibilidade à Human, recém-chegada ao mercado brasileiro.

Fernando Montero da Costa, da Human Brasil

Adorei o curso de Media training. Aprendi muito e, doravante, vou me sair melhor nas entrevistas graças à RZT. Parabéns e sucesso.

Márcia Cristina Soares, do Gabinete Jurídico

A RZT Comunicação presta um serviço sério e eficiente na área de comunicação organizacional. O seu ponto forte é entender as características e particularidades do cliente e transformar isto em ação efetiva de exposição nas mídias adequadas.

Renato Ricci, escritor e coach

Newsletter

Receba as novidades da RZT Comunicação. Digite seu nome e email nos campos abaixo:

Formulário de Newsletter

Todos os direitos reservados | 2011