Saiba como prospectar clientes nas redes sociais

12 de abril de 20170

Com uma grande quantidade de redes sociais é possível que qualquer marca alcance seu público-alvo com pouco investimento. Assim, é possível que os consumidores tenham fácil acesso à informação e as empresas se aproximem de seus clientes.

Entretanto, aparecer nas plataformas digitais já não é o maior dos problemas das empresas, mas saber prospectar da melhor forma em cada rede social se tornou o grande desafio da vez.

Para conseguir trabalhar corretamente dentro de cada rede social é preciso conhecer como elas funcionam e o perfil de seus usuários. Siga os 2 passos abaixo para saber prospectar melhor por meio de cada mídia:

1- Defina o perfil de seu comprador

Para este passo é necessário fazer uma pesquisa de mercado, analisando o histórico de seus clientes e separar o perfil de cada um em sua base de contatos.

Separe de acordo com os diferentes tipos de perfis e determine os seguintes pontos:

  • Dores: o que atrapalha essa persona (perfil do consumidor) a atingir seus objetivos e como seu serviço pode ajudar;
  • O que a faz ficar feliz, que tipo de informação ou serviço “mexe” com essa persona;
  • Quais são os objetivos dessa persona em geral;
  • Canais em que você pode encontrar sua persona (aqui entram as redes sociais).
  • Identifique a melhor rede social para o seu negócio.

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Cada rede social tem um foco diferente e não é necessário que sua empresa esteja em todas, apenas onde se encontra o seu público-alvo.

O Facebook é a plataforma mais democrática, com cerca de um bilhão de usuários de diversos perfis. Em seguida vem o Instagram, com 500 milhões de usuários que levam a imagem em conta, por isso, perfis interessados em arte, moda, gastronomia e outros assuntos relacionados se encontram lá.  O LinkedIn é totalmente focado em assuntos profissionais e estão presentes desde CEOs até pessoas que buscam uma oportunidade de trabalho. Já o Twitter é uma ferramenta de comunicação mais informal, utilizada para dar suporte e anunciar promoções.

Analise a que tipo de público a sua empresa atende e descubra quais as melhores redes sociais para atuar e atrair prospects. Do jeito certo, o seu perfil pode atrair muitos usuários e a marca ficará cada vez mais bem relacionada com seus clientes.

2- Saiba criar um relacionamento com seu público-alvo

Se para a sua marca ainda está difícil criar um relacionamento com consumidores e prospects, siga estas orientações:

  • Construa uma marca profissional

Aqui entra aquele conselho que já demos diversas vezes: posicione-se como especialista na sua área. Nas redes sociais, a melhor forma é compartilhar os conteúdos postados em outras plataformas, como sites e blogs.

  • Foque nos Leads corretos

Apesar de serem consideradas esferas públicas, as redes sociais ainda têm caráter privado. Por isso, é preciso saber quem tem o perfil certo para a sua empresa entrar em contato, definindo desde o começo quais são os critérios para a prospecção.

Se você já definiu sua persona, isso não deve ser um problema. Basta direcionar seu marketing para ela.

  • Cuide da abordagem

Antes de entrar em contato com um Lead, estruture uma pauta para que a mensagem desperte o interesse do usuário, caso contrário, você poderá ser ignorado. As redes sociais permitem ver o histórico da pessoa para que você saiba os assuntos que a interessam e o que ela pode estar procurando no momento.

Dentro do LinkedIn, por exemplo, é possível o vendedor verificar o retrospecto da vida profissional do comprador.

No Facebook, você pode ver os interesses do prospect e quais páginas ele acompanha.

No Twitter, você consegue ter um termômetro do humor do cliente em potencial e saber o que ele está pensando.

As redes sociais são as melhores ferramentas para se relacionar com o cliente e esta estratégia pode dar muito certo se usada corretamente. Siga as dicas acima e comece o quanto antes o contato com seus prospects.

Com informações do blog Resultados Digitais

RZT Comunicação

A RZT Comunicação foi criada com o objetivo de atender empresas de todos os portes e profissionais liberais. Serviços de assessoria de imprensa, redes sociais, consultoria em comunicação e conteúdo para sites/blogs, a RZT elabora estratégias eficazes para fortalecer a imagem dos clientes.

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