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Segmentação do público é fundamental para uma comunicação efetiva

Apesar do objetivo da comunicação ser o de atingir um grande número de pessoas, a segmentação do público é uma das estratégias principais das organizações. Por muito tempo, o foco era trabalhar a imagem no produto, mas hoje, percebemos que o que funciona mesmo é conversar diretamente com o consumidor.

A segmentação já é usada por todos os meios de comunicação, mas sua prática é mais forte na internet, onde ferramentas de marketing digital, como o Google Adwards, permitem a criação de campanhas voltadas para públicos específicos.

Quando foca em personas específicas, a comunicação tem características próprias, como o vocabulário, o tema envolvido e os meios que utiliza. E, apesar de atingir um número bem menor de pessoas, trabalha de uma forma direcionada e planejada, com investimentos reduzidos, mas resultados eficientes.

É comprovado que as mensagens enviadas apenas para um grupo específico têm maiores taxas de aberturas e cliques. O destinatário percebe que a publicação é voltada para seus interesses e a considera como um benefício, pois o conteúdo foi produzido com qualidade e atende às suas expectativas.

Para que seja possível fazer uma boa segmentação do público da marca, estas são algumas sugestões de grupos:

  • Faixa etária;
  • Sexo;
  • Cidade;
  • Aniversário;
  • Histórico de comportamento junto à empresa;
  • Consumo de produtos;
  • Interesses, gerais ou específicos;
  • Frequência de compra;
  • Interação com a organização;
  • Ou qualquer categoria relevante para a empresa cuja informação de segmentação tenha sido coletada pelo CRM.

Assim, os clientes interagem com as publicações de modo mais efetivo, abrindo os emails, entrando nos sites mais frequentemente e realizando a compra dos seus produtos e serviços.

As marcas de e-commerce são as maiores adeptas da comunicação segmentada, principalmente para o envio de email marketing. E a mesma lógica pode ser usada por empresas de áreas, para se alinhar exatamente aos interesses de cada cliente.

É importante que organizações de qualquer tamanho ou setor trabalhem melhor a abordagem com seus consumidores, oferecendo os conteúdos certos para cada um. Esta estratégia tornará a comunicação mais clara e o público mais próximo e interessado.

Com informações do portal Comunique-se

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