pesquisa-leitura

Segundo pesquisa, leitura melhora habilidades cerebrais

A leitura, além de aumentar o conhecimento e nos transportar para diferentes lugares e épocas, tem outro benefício muito importante: nos deixa mais inteligentes. Foi o que revelou uma pesquisa da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, e do Instituto Francês de Pesquisa Médica. Para os estudos, foram utilizadas máquinas de ressonância magnética para analisar a atividade cerebral das pessoas enquanto liam um livro.

Com a pesquisa, os cientistas concluíram que ler é uma academia para o cérebro, pois estimula a circulação na região, melhora a concentração e também a compreensão do texto.

Com o passar do tempo, as pessoas que praticam a leitura percebem melhorias na capacidade de decifrar, entender, generalizar e sintetizar conteúdos e habilidades necessárias para realizar tarefas do dia a dia.

A escritora e doutora em linguística aplicada, Lucília do Carmo Garcez, disse, em entrevista ao portal do Ministério da Educação, que ler é fundamental para o desenvolvimento do ser humano por promover uma “expansão” do cérebro.

Lucília já escreve há mais de duas décadas e, para ela, é fundamental estimular o hábito da leitura desde cedo, levando as crianças a bibliotecas e eventos relacionados, como feiras do livro. A especialista ressalta que é necessário fazer os pequenos se sentirem motivados a procurar leituras que respondam suas questões.

Que a leitura é uma prática fundamental em nossas vidas, já sabemos. E o estudo ressalta a importância que ela tem e como seus benefícios podem influenciar em diversos aspectos. Portanto, não deixe de desenvolver essa tarefa, que além de tudo, é super prazerosa.

Com informações do site Universia

 

 

0 comentários

Faça seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *