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O Inbound Marketing é uma metodologia muito usada no Marketing Digital. Se você quer vender através da internet, a estratégia certamente será muito eficaz para o seu negócio. Ela é fantástica, funciona e faz parte do que chamamos de Marketing Novo.

Um dos grandes erros cometidos por muitas marcas é achar que o processo de venda se inicia pela… venda. A pressa em aumentar a base de clientes e o faturamento muitas vezes fazem essas empresas adotarem uma estratégia antiga, o Marketing Velho, de empurrar um produto ou serviço a todo custo para o comprador. Hoje, isso está obsoleto.

Na práticaComo funciona o Inbound Marketing

Resumidamente, o Inbound Marketing conta com as seguintes fases: atração, relacionamento, venda, análise e retenção.

Antes de pensar na aquisição do cliente em si, é fundamental atrair o público (ideal) para os seus canais, especialmente o site. Como fazer isso? Com conteúdo gratuito!

Mas de que adianta ter 10.000 acessos por mês no site, por exemplo, e essas pessoas entrarem e saírem, sem que você saiba quem são? E o pior: sem que elas comprem seus produtos ou serviços! Mas, então, como descobrir e ter o contato desses visitantes? Oferecendo conteúdo gratuito!

E-books, videoaulas, manuais, tutoriais, estudos e infográficos são alguns dos materiais que você pode usar para gerar leads. Isso mesmo: gerar leads.

Esses conteúdos de alto valor agregado, que sua marca vai disponibilizar gratuitamente, não podem ficar “abertos”. Eles devem ficar “fechados” em páginas (chamadas “Landing Pages”). Nelas, você exigirá alguns dados, como nome e e-mail. Só quando o visitante preencher esses campos e fornecer essas informações é que você (no caso, a Landing Page) entregará o conteúdo. Automaticamente.

O processo é como uma troca. E, no momento que a pessoa fornece os dados dela a você, para ter acesso ao material, é que haverá o que chamamos de conversão: o visitante virou um lead. Ótimo!

Gerar leads realmente é fundamental, mas só isso não basta. E é aí que entramos num processo de relacionamento.

Oferecendo mais conteúdo e conversando com o lead, geramos autoridade e despertamos o desejo da compra. Seguir as etapas anteriores é crucial para a tão desejada venda.

Depois disso, não paramos por aí. Não é porque já vendeu que o processo finaliza. Precisamos analisar, através de métricas e ferramentas, o ROI, a origem do cliente, de onde ele veio (redes sociais? Google? Tráfego de referência?), até para definirmos novas estratégias, ver o que funcionou ou pode ser aprimorado, entre outras.

Além, claro, de pensar em ações para reter esses clientes e fazer cross selling (vender produtos ou serviços adicionais).

O que sua marca ganhaBenefícios do Inbound Marketing

  • Aumento da audiência do site e das redes sociais
  • Construção de autoridade
  • Geração de leads
  • Maior relacionamento com o público
  • Visão estratégica
  • Análise de canais com maior retorno (ROI)
  • Automação de processos

Conte com a RZT Comunicação, seja com esta prestação de serviço ou com a consultoria em Marketing Digital, para aplicar o Inbound Marketing em seu negócio. 

Estamos à disposição através destes canais.

A assessoria de imprensa ainda é uma das formas mais eficazes de qualquer marca, seja uma empresa ou um profissional liberal, fortalecer sua imagem e virar referência no mercado.

Agora responda: você gostaria de ser acionado por jornalistas para colaborar em reportagens de TVs, jornais, revistas, sites e rádios? Quer ser visto pela mídia como uma fonte de credibilidade na área em que atua? Deseja que sua marca passe a ser mais reconhecida? 

Se sua resposta para essas perguntas foi “sim”, a assessoria de imprensa é indicada para seu negócio. 

O objetivo com esse serviço é conquistar o que chamamos de mídia espontânea. Entende-se por isso os resultados e as aparições em entrevistas e matérias em veículos de comunicação, sem nenhum tipo de pagamento para as mídias.

Na práticaComo funciona a assessoria de imprensa

O primeiro passo é o cliente informar que tipo de público ele quer atingir com o serviço. Com base nessa informação, o assessor de imprensa e a agência pensarão em estratégias para alcançar o resultado desejado, incluindo a relação de veículos que serão priorizados.

Em seguida, assessor de imprensa e cliente pensam, em conjunto, nas pautas (temas) que nortearão todo o trabalho. Esses materiais podem ser releases, artigos e/ou sugestões de pauta, que serão encaminhados aos jornalistas e veículos pré-definidos.

O objetivo é que esses materiais sejam publicados na imprensa ou despertem o interesse dos jornalistas. Caso um repórter ou produtor entre em contato, isso será feito diretamente com o assessor de imprensa, que levantará todas as informações relevantes para passar ao cliente.

Neste momento é feita uma das partes mais importantes do trabalho. A interface entre a imprensa e o cliente é essencial. Um bom atendimento ao jornalista, respeitando o deadline dele e fazendo o agendamento da entrevista, por exemplo é crucial até para futuras novas oportunidades e pautas.

O clipping também está incluso no serviço de assessoria de imprensa. Ele consiste na coleta de todas as matérias e entrevistas publicadas na imprensa, com posterior envio desses materiais ao cliente. É altamente recomendável que essas conquistas sejam divulgadas em diversos canais, como no site, nas redes sociais e através de e-mail marketing.

O que sua marca ganhaBenefícios da assessoria de imprensa

  • Credibilidade
  • Autoridade
  • Status
  • Fortalecimento da marca
  • Impacto na presença digital
  • Possibilidade de virar influenciador
  • Aparição gratuita em espaços que valem muito dinheiro 

Conte com a RZT Comunicação para fortalecer a sua marca através da assessoria de imprensa. 

Estamos à disposição através destes canais.

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