hand write in  the notepad, education

Treinamento desenvolve e aprimora a escrita profissional

Ter uma boa escrita é fundamental para todos os profissionais. E isto não é uma obrigação apenas de quem trabalha com comunicação, como muitos pensam. Seja qual for a área de atuação, a escrita aprimorada traz muitos benefícios.

Em um mercado onde os recrutadores buscam os mais capacitados, manter a escrita correta até mesmo nas redes sociais pode destacar o profissional. A imagem do candidato pode ficar mal se o futuro chefe encontrar erros de português no perfil pessoal e isso diminui as chances de contratação.

É obrigação de qualquer profissional ter emails bem redigidos, atas de reuniões, relatórios e currículos sem erros de português. Escrever errado pode causar uma má impressão no trabalho.

Para ajudar a evitar erros e escrever sempre corretamente, veja três dicas:

1- Evite o internetês

A escrita tem se transformado, principalmente pelo modo que as pessoas escrevem na internet. Abreviações e símbolos se tornam cada vez mais comuns nas redes sociais. Mas, de forma alguma isto pode ser levado para o ambiente corporativo.

2- Aprenda a escrever bem

Muitas vezes a dificuldade em ter uma boa escrita se deve à falta de prática. Fazer cursos e treinar frequentemente ajudam bastante.

A leitura é um dos melhores treinos para aprimorar a escrita. Escolha livros de diferentes temas e estabeleça metas para concluí-los. Artigos e jornais também ajudarão. Copie poemas e músicas que goste. Divirta-se jogando palavras cruzadas ou outros tipos de jogos que estimulem a escrever. O importante é estar sempre em contato com a escrita, para aprimorá-la e ampliar seu vocabulário.

3- Incentive seus filhos

Crianças que leem mais desenvolvem melhor a escrita. Portanto, desde os primeiros anos de alfabetização de seus filhos, incentive-os a sempre ler e escrever.

A princípio, leia para eles. Depois, peça que continuem com a leitura sozinhos. Incentive-os a escreverem bilhetes e cartões. Peça sempre para que escrevam mais. Assim se tornarão adultos com a escrita adequada para o mercado de trabalho.

Dominar a língua portuguesa é dever de todo profissional. Isso o destaca no mercado e mostra que está preparado para se comunicar com seus líderes, colegas e clientes. O mesmo vale para aprimorar línguas estrangeiras: continue treinando.

Com informações do blog da Universidade Única

0 comentários

Faça seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *