Vendas de Natal: hora de separar o joio do trigo

*Por Erik Penna

Outro dia participei de uma convenção de vendas. Em dado momento, escutei um vendedor comentando todo orgulhoso e feliz com outro colega, que ele era tão bom em vendas que, com sua lábia, seria capaz de dar até nó em pingo d’água e vender gelo para esquimó.

Mas será este realmente um grande vendedor? O vendedor que pensa e age assim, já morreu ou está prestes a sumir do mercado. O profissional que tem esta forma antiga de pensar e agir está com os dias contados, pois não adianta mais fazer uma venda e perder o cliente para sempre. Vendedor antiquado é aquele que só se preocupa em falar e falar, chegando a cansar o cliente. É aquele que acha que precisa bater a meta a qualquer custo e que o cliente nunca mais vai aparecer na frente dele.

Há vendedores que ficam denegrindo o concorrente, enganam o cliente ou omitem informações apenas para fechar aquela venda, mas esquecem que o cliente que descobre que foi enganado, provavelmente nunca mais comprará daquela empresa ou com aquele profissional. Este tipo de pessoa não se preocupa em participar de treinamentos e palestras, pois julga que já sabe tudo e, na verdade, não sabe nada.

ACORDA! O mundo mudou, o mercado mudou, o cliente mudou e o vendedor também precisa mudar. Atualmente, o cliente está no comando e tem uma gama gigantesca de opções, então, por que será que ele compraria novamente com você? O vendedor moderno é aquele que atua como um verdadeiro consultor. É um profissional que aprende a escutar mais e falar menos, mas que se coloca de forma assertiva, apresentando solução e ideias ao seu consumidor parceiro. É aquele que, muitas vezes, tem a coragem de perder uma venda, mas que ganha a confiança do cliente para sempre, por indicar a melhor solução que ele mesmo não tinha para vender.

Ele busca, antes de sair apressadamente oferecendo seus produtos ou serviços, entender ao máximo o que o cliente precisa e apresenta, ainda, sugestões que, muitas vezes, o cliente nem tinha pensado. Desta forma, consegue estabelecer, a partir daí, uma venda relacional, ou seja, nas próximas vezes o cliente chegará procurando por aquele profissional e não aceitará mais outro atendente.

O cliente vai até você porque deseja um consultor que, primeiramente, entenda a sua necessidade, que de fato esteja engajado em resolver o seu problema, que indique o melhor caminho para ele e tem pavor do vendedor que não atende com cordialidade, simpatia e ainda fica tentando empurrar um produto ou serviço inadequado.  

E lembre-se que todos nós somos vendedores, não apenas os que atuam na área comercial. Pense: se você não vende produtos, serviços, ao menos vende a própria imagem que cria a da organização onde atua. Portanto, em qualquer contato com o cliente saiba que estará criando uma experiência de compra. O que o cliente vivenciará neste contato será a imagem que levará da empresa.

Estive numa loja de calçados um dia desses e o atendente me vendeu um tênis para caminhada. Na hora de pagar, a moça do caixa nem respondeu ao meu cumprimento de bom dia e foi extremamente grossa e ríspida ao responder minhas dúvidas. Não pensei duas vezes, larguei o sapato ali mesmo e comprei na loja ao lado. Ou seja, o vendedor da área comercial foi bem, mas a vendedora do caixa foi super mal. Resultado: a empresa perdeu a venda e mais um cliente. Reflita a responsabilidade e a importância do engajamento de todos em prol de uma organização de sucesso.

Neste natal se, em dado momento tiver que escolher entre perder uma venda ou ganhar a confiança do seu cliente, não titubeie: perca a venda, mas ganhe o cliente para sempre.

* Erik Penna é palestrante motivacional, especialista em vendas, consultor e autor dos livros “A Divertida Arte de Vender” e “Motivação Nota 10”. Site: www.erikpenna.com.br

 Sobre Erik Penna

 É palestrante motivacional, especialista em vendas e consultor. Possui MBA em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas, pós-graduação em Administração e Marketing pela Universidade Paulista e graduação em Economia pela Universidade de Taubaté.

Aborda nas palestras ensinamentos baseados nas experiências vivenciadas por ele durante a sua carreira como executivo de vendas, professor, escritor, motivador de equipes e gestor corporativo. É autor dos livros “A Divertida Arte de Vender” e “Motivação Nota 10” e coautor dos livros “Gigantes das Vendas” e “Gigantes da Motivação”. Site: www.erikpenna.com.br

Atendimento à imprensa:

Patrícia Arantes – RZT Comunicação
www.rztcomunicacao.com.br
patricia@rztcomunicacao.com.br
Fones: (11) 5051-8142 e (11) 99873-6008

Avatar

RZT Comunicação

A RZT Comunicação foi criada com o objetivo de atender empresas de todos os portes e profissionais liberais. Serviços de assessoria de imprensa, redes sociais, consultoria em comunicação e conteúdo para sites/blogs, a RZT elabora estratégias eficazes para fortalecer a imagem dos clientes.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão sinalizados com *

LOCALIZAÇÃOOnde estamos?
Av. Paulista, 1765, conjuntos 71 e 72

Bela Vista - São Paulo (SP)

CEP 01311-200

SIGA-NOSParticipe das nossas redes
Conecte-se conosco e acompanhe de perto nossas atividades e novidades.
A EMPRESARZT Comunicação
LOCALIZAÇÃOOnde estamos?
Av. Paulista, 1765, conjuntos 71 e 72

Bela Vista - São Paulo (SP)

CEP 01311-200
SIGA-NOSConecte-se conosco
Acompanhe de perto nossas atividades e novidades.

RZT Comunicação® – Todos os direitos reservados

RZT Comunicação® – Todos os direitos reservados

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.