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6 erros de comunicação que pequenas empresas cometem

Entre os diversos desafios que os empreendedores encaram para fazer seus negócios decolarem, a comunicação é um dos maiores. A falta de conhecimento na área faz com que muitos falhem na hora de criar uma estratégia.

Confira os 6 principais erros de empresas em crescimento na área da comunicação:

1- Achar que Comunicação e Marketing são coisas de empresa grande

A área de comunicação e marketing pode ter estratégias traçadas de diversos jeitos, para qualquer tamanho de empresa. Comece pelo logo profissional, depois invista em ferramentas e canais de comunicação. O importante é encontrar o que realmente funciona para interagir com o público.

2- Deixar qualquer pessoa criar o logo da marca

O logo é a primeira impressão que o público terá da empresa. Ele estará visível na recepção, no prédio, nos cartões de visita, jornais, canais digitais e redes sociais e pode causar um impacto positivo ou negativo. Por isso, o processo de criação do logo da marca é um dos mais importantes e é preciso deixar esta tarefa na mão de profissionais. Saiba como e com quem fazer esta etapa da imagem de sua empresa.

3- Despreparo na comunicação dos colaboradores

Quando você inicia a empresa, o contato com seus clientes é praticamente diário. No entanto, conforme seu negócio vai crescendo e aumentando o número de profissionais, o distanciamento com seus consumidores é inevitável. Por isso, garanta que sua equipe terá uma comunicação bem desenvolvida para lidar com os clientes em seu lugar.

4- Cometer erros na escrita

Alguns erros de gramática em emails, flyers ou outros informativos parecem bobagem, mas aos poucos podem causar problemas para a imagem de sua empresa. Mesmo que ainda pequena, sua empresa precisa se mostrar grande. Não deixe que estes equívocos atrapalhem seu crescimento.

5- Colocar o Marketing na lista de “corte de gastos”

Marketing não é gasto, é investimento.  E o retorno pode ser visto por meio do sucesso das campanhas da marca. Se o resultado não aparecer é porque a estratégia usada está errada e está na hora de repensá-la. Antes de cortar a verba do marketing, pense bem e verá que não há outra forma de atrair clientes e que, se bem planejado, será um dos setores mais rentáveis da empresa.

6- Não medir resultado das campanhas

É importante medir o ROI (Return of Investiment) de suas campanhas para saber se estão dando certo. Algumas são mais fáceis de controlar, como campanhas de mídia paga online, onde é possível rastrear os acessos.

Já para mensurar anúncios ou distribuição de flyers, você pode anexar alguns cupons de desconto ou outro benefício que faça o cliente entrar em contato por aquela chamada.

Com informações do site Endeavor

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