Como usar vídeos na estratégia de Marketing Digital

27 de janeiro de 20172

Entre as diversas práticas do Marketing Digital, a produção de vídeos é uma das que mais se destaca no mercado. Diversificar a publicação do conteúdo deixa o blog e as páginas das redes sociais mais dinâmicas e interessantes para o público alvo e, às vezes, o tema explicado por uma pessoa falando pode ser mais didático para o consumidor.

Um dado relevante a esse respeito mostra que 85% das pessoas que assistem a um vídeo explicativo sobre um produto ou serviço está mais propenso a comprá-lo. E como uma das finalidades do Marketing Digital é aumentar as vendas das empresas, esta é uma ferramenta que não pode faltar no seu planejamento.

Mas, se produzir um vídeo ainda parece uma coisa muito complexa para você, mostramos algumas dicas para começar a gravá-los:

1- Faça um bom planejamento

Faça um panorama geral sobre o que já é realizado em marketing digital na empresa e veja quais são os pontos mais efetivos. Foque no interesse e linguagem de seu público e analise quais informações vão suprir as necessidades dele naquele momento. Temas que exigem uma explicação mais prática serão materiais perfeitos para gravar e ajudarão seus seguidores a compreenderem melhor sobre o produto ou serviço.

[av_button label=’Conheça o curso de “Marketing Digital” da RZT Comunicação!’ link=’manually, http://www.rztcomunicacao.com.br/cursos/marketing-digital/’ link_target=’_blank’ size=’large’ position=’center’ icon_select=’yes’ icon=’ue8c9′ font=’entypo-fontello’ color=’theme-color’ custom_bg=’#444444′ custom_font=’#ffffff’]

2- Insira os vídeos no site

Muitas pessoas ainda acham que os vídeos no site da empresa se limitam apenas aos assuntos institucionais. Entretanto, esta estratégia está muito ultrapassada nas práticas do Marketing Digital.

Publicar um vídeo de interesse do público deixará o site da empresa mais interessante. Muitas pessoas clicam para assistir ao conteúdo sem nem mesmo ler o que o texto fala sobre ele, sem contar que estes materiais aumentam o tempo que o usuário passa em uma página.

Ou seja, além de passar mais informação sobre a empresa, os vídeos vão motivar as pessoas a explorarem mais conteúdos do site. Assim, elas acabam conhecendo o diferencial e se aproximam do seu negócio.

3- Insira os vídeos nas redes sociais

Mais comum que nos próprios sites, as marcas que já trabalham com a produção de conteúdo em vídeo disponibilizam estes materiais em suas páginas das redes sociais. O Facebook é a plataforma em que este tipo de postagem ganha mais destaque e a capacidade de impactar as pessoas é maior.

Outra estratégia interessante é aliar vídeos com links ou botões de “call to action” para levar o usuário ao site, blog ou outra página que seja relevante para a empresa.

Assim como os conteúdos escritos, também é possível fazer vídeos patrocinados. Você alcançará um número maior de pessoas e não precisará gastar muito para isso.

4- Agregue valor aos seus vídeos

Além dos conteúdos abertos, vale utilizar os vídeos em formatos de conteúdos ricos, como webinars, para fazer com que as pessoas tenham que deixar seu contato em troca do privilégio de assisti-los.

Por conteúdos realmente interessantes as pessoas não se importam em preencher alguns dados antes de assistir aos vídeos. E este tipo de estratégia é muito inteligente, pois, enquanto você fornece informações valiosas para o público sobre o seu negócio, captura os contatos e consegue trabalhar o material de forma mais focada nos interesses de cada um.

5- Relacione-se com o público

Como já falamos, as pessoas estão mais propensas a assistir um conteúdo em vídeo do que ler um artigo escrito. Um email com o assunto “vídeo” despertará muito mais a atenção do usuário, aumentado a chance dele abrir a mensagem, assistir ao conteúdo e preencher eventuais dados que empresa esteja solicitando.

Por chamar mais atenção, os vídeos são uma ótima maneira para se relacionar com o público, seja no site, nas redes sociais ou por email. Invista neste formato e tenha um contato muito maior com seus consumidores.

6- Acelerar suas vendas

Já deu para entender o poder de convencimento e credibilidade que os vídeos têm. Então use isso a seu favor para aumentar seus lucros.

Se precisar de um impulso no processo de venda com seu cliente, tente, por exemplo, enviar um vídeo a ele com depoimentos de outros clientes falando sobre a ótima experiência que tiveram com seu produto ou serviço. Isso ajudará no encantamento do consumidor em potencial, que provavelmente fechará negócio com você.

Portanto, se o seu negócio ainda não trabalha com vídeos como estratégia para capturar clientes, está na hora de incluir esta prática nos planejamentos de comunicação. Isso traz um diferencial capaz de gerar inúmeros benefícios, além de aproximar o relacionamento com seu público.

Com informações do blog Sambatech

RZT Comunicação

A RZT Comunicação foi criada com o objetivo de atender empresas de todos os portes e profissionais liberais. Serviços de assessoria de imprensa, redes sociais, consultoria em comunicação e conteúdo para sites/blogs, a RZT elabora estratégias eficazes para fortalecer a imagem dos clientes.

2 comments

  • Elazier Barbosa

    31 de janeiro de 2017 at 19:18

    Olá Almir tudo bem? Você tem razão, o uso de vídeo é muito importante
    para quem tem algo para vender, mas parece que as pessoas ainda tem
    dificuldades ou algum receio de usar essa valiosa ferramenta. E para aqueles que sentem ainda meio despreparado, eu sugeriria conhecer os seus cursos.
    Um forte abraço

    Reply

    • Almir Rizzatto

      1 de fevereiro de 2017 at 10:48

      Olá, Elazier! Sim, muitos têm bloqueio diante da câmera, mas é uma questão de prática. Nada como treinar bastante. E obrigado pela recomendação do curso. 🙂 Grande abraço!

      Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

RZTComunicação
Invista no futuro da sua empresa. Comunicação é investimento!
LOCALIZAÇÃOOnde nos encontrar?
http://www.rztcomunicacao.com.br/wp-content/uploads/2019/04/img-footer-map.png
CONECTE-SEParticipe da nossa rede
Conecte-se e acompanhe de perto nossas atividades e novidades.
RZTComunicação
Invista no futuro da sua empresa. Comunicação é investimento!
LOCALIZAÇÃOOnde nos encontrar?
http://www.rztcomunicacao.com.br/wp-content/uploads/2019/04/img-footer-map.png
CONECTE-SEParticipe da nossa rede
Conecte-se e acompanhe de perto nossas atividades e novidades.